
Comprar calçados pela internet exige cuidados. Veja quais
Tem gente que compra de tudo pela internet, mas quando o produto desejado é um calçado, há clientes que ainda ficam com o pé atrás. Mas, segundo consultores de moda, é possível, seguindo orientações, acertar na compra e no número.
Adriana Alfaro, consultora de moda do blog Fashion Frisson, de A Tribuna On-line, dá algumas dicas. A primeira é tomar cuidado com as especificações.
Todo site coloca quais são as características do produto, o material que é feito. Porque na foto, pode parecer uma coisa e ao chegar, não agradar. Tem sapatilha por exemplo que é de tecido por fora mas plástico por dentro”, aponta, lembrando que muitas pessoas sabem quais são os materiais que costumam machucar o pé e devem evitá-los.
Segundo ela, a camurça e o suéde são tecidos que mais cedem, ficando mais largos com o uso. Mas, é importante lembrar que todo calçado só lasseia na largura e nunca no comprimento.
Mariana Germi, consultora de moda e imagem de Santos, ressalta que o tipo de calçado mais fácil de comprar é o tênis – pois há menos variação de tamanho. Quem usa 36, dificilmente não terá conforto com um 36. Mas, em outros modelos, mesmo conhecendo a marca, fica mais difícil. “Pois cada modelo tem um caimento diferente”, alerta.
Sobre isso, Adriana complementa. “É preciso prestar atenção em sapatos de bico fino. Eles sempre exigem numeração de um tamanho maior. Os de tiras devem ser evitados, pois podem não encaixar tão bem no pé. Para comprar uma bota de cano longo, só faça se puder medir sua panturrilha, pois pode ser que a bota não encaixe direito na perna. Senão, é só preferir os modelos ajustáveis ou com meia acima do joelho. Estão na moda”.
Comprando importados
A compra pela internet permite também que clientes adquiram produtos de outros países. E aí vem outra dificuldade. Cada país tem sua forma de numerar os calçados. Por isso, o indicado é colocar o pé sobre uma folha, contornar com o lápis, no fim do dia, quando o pé já está mais inchado do cansaço, e medir.
Tabelas
Na hora da compra, é só procurar qual é o melhor número – lembrando que geralmente as tabelas de conversão também oferecem tamanhos aproximados. Algumas indicam ainda tamanhos diferentes para mulheres e homens. Então, outra dica é olhar comentários de quem já comprou o mesmo produto.
A especialista Adriana lembra ainda que nos casos de sapatos fechados, se for usar com meia, o melhor é medir junto com as meias calçadas.
Fonte: A tribuna